terça-feira, 7 de dezembro de 2010

voce sabe o que é o Património Cultural Intangível da Humanidade? é o que a gente faz.

Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, também chamado Património Cultural Intangível da Humanidade é uma distinção criada em 1997 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a proteção e o reconhecimento do patrimônio cultural imaterial, abrangendo as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão,celebrações, as festas e danças populares, lendasmúsicascostumes e outras tradições. (wikipedia)


Na Casa de Cultura Fazenda Roseira as atividades que desenvolvemos com a comunidade local preservam o direito à memória e ancestralidade, para as gerações futuras, da historia dos negros em Campinas, e no Brasil. O herbário, a capoeira, a culinária, as musicas, as lendas, os costumes, as expressões e celebrações, festas e danças populares que cultivamos neste espaço são próprias da nossa comunidade negra. Sendo esta Casa de Cultura instalada em um patrimônio publico que é a Fazenda Roseira, nada mais justo que a comunidade negra do bairro Jardim de Roseira e de Campinas e região possam experimentar o contato com sua memória viva!


As praticas desenvolvidas na Casa de Cultura Fazenda Roseira são parte do patrimônio cultural imaterial africana, afro-descendente e brasileira que dizem respeito a este grupo de indivíduos que quer e deve preservar o valor de sua região e ancestrais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário