sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Semana de atividades celebra Consciência Negra no Satélite Íris 24/11/2010

Semana de atividades celebra Consciência Negra no Satélite Íris


24/11/2010 - 10:30
Bel Buzzo Alonso
  
Uma semana de atividades preparadas pela Rede de Serviços do Satélite Iris I,  traz para discussão e reflexão dos seus usuários o tema Consciência Negra. Conforme os organizadores, a ideia surgiu da importância do tema e da possibilidade de aproveitar os espaços públicos para discutir um assunto tão presente no cotidiano da sociedade nos diversos espaços de Organizações governamentais (OGs) , não governamentais (ONGs) do bairro Cidade Satélite Iris I.
 
Cada atividade se propõe a um objetivo específico, tendo em vista a  divulgação do tema junto à comunidade, promovendo reflexões sobre a questão racial e reafirmando a importância da luta pela efetivação dos direitos humanos.
 
Entre as ações programadas para essa semana (até o dia 26 de novembro) -  estão visitas a exposições, exibição de filmes, rodas de conversas e palestras.
 
Toda a programação (veja abaixo) será finalizada com um cortejo que contará com  a participação de usuários, moradores do bairro, profissionais das OGs e ONGs.
 
Faremos um cortejo pelo  bairro Satelite Iris I, com maracatu e músicas afro, que será finalizado com um ato público na escola Estadual Rosina Frazatto dos Santos”, informou a técnica do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Satélite Íris I, Eliane Paulon.
 
O cortejo sairá da sede da Progen II, na Rua Caio Graco, n° 281, por volta das 9h, passando pela Creche Ceascom, onde haverá uma apresentação musical O fim da atividade será na Rua Reverendo José Coelho Ferraz, s/n, na escola Rosina Frazatto.
 
Sensibilizando para a Igualdade Racial
 
Outras atividades foram realizadas na última semana, e o ponto alto foram  os dois encontros de formação “Sensibilizando para a igualdade racial”, com palestra proferida pela professora Jaqueline Damazio Armando da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir).
De acordo com a organização, a capacitação propiciou momentos de grande reflexão das questões raciais com grande ênfase ao preconceito vivido, diariamente, pelos negros na sociedade.  “Foi um momento rico para trocas de experiências e vivências com a participação de toda a rede de parceiros”, salientou Eliane.
 
Conforme a técnica, estiveram presentes todos os profissionais do Cras Satélite Iris I; técnicos e educadores do Progen/PAIF, da Casa Maria de Nazaré – Casa Hosana e Creche Ceascom, associação de moradores, representante da coordenadoria de Habitação Noroeste; e profissionais do Centro de Saúde Ipaussurama.
 
 
 
 
 
Programação
 
 
Data: 22 a 26 de novembro
Horário: período de aula
Atividade: Discussão da temática em sala de aula com atividades variadas e confecção de cartazes para o cortejo
Local: E.E. Rosina Frazatto dos Santos
 
Horário: durante todo o dia
Atividade: Discussão sobre o tema “Racismo: se você não fala, quem vai falar?
Local: Sede do Progen II
 
 
Data: 24 de novembro
Horário: 19h
Atividades: Palestra sobre Consciência Negra e vivência de danças afro com o Grupo Savuru
Sessão de cinema para crianças com a exibição do filme Kiriku
Local: Escola Estadual Rosina Frazatto
 
Horário: durante todo o dia
Atividade: Exibição do filme “Corima, uma babá perfeita
Local: Casa Maria de Nazaré - Casa Hosana
 
 
Data: 25 de novembro
Horário: 9h30
Atividade: Visita as exposições permanentes sobre a temática na Fazenda Roseira com o grupo de mulheres das oficinas Cras/Paif
Local: Fazenda Roseira
 
Horário: durante todo o dia
Atividade: Leitura do filme “Menina bonita do laço de fita”
Local: Casa Maria de Nazaré - Casa Hosana
 
Data: 26 de novembro
 
Horário: 9h
Atividade: Cortejo – Concentração em frente à sede do Progen II e ato final na EE Rosina Frazato
 
 
 
Horário: 14h
Atividade: Roda de conversa sobre Anemia Falciforme com o Grupo de Artesanato do Cras/Paif
Local: Espaço de Múltiplo Uso José Alves
 
Horário: 14h
Atividade: Reunião com requerentes do Renda Mínima (1ª parcela)
Local: Cras Satélite Iris I
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário